quarta-feira, 29 de julho de 2009

Clientes de cartões de crédito estão satisfeitos


27/07/2009

Os clientes de seguros de automóveis e cartões de crédito bancários estão muito satisfeitos com seus fornecedores, mas esse sentimento não contribui para um alto nível de lealdade, que gira em torno de 50 e 51 pontos. As informações foram divulgadas pela pesquisa "Índice Ipsos de Satisfação de Clientes com Serviços", realizada pela Ipsos Loyalty, divulgada nesta segunda-feira (27).

Os setores de serviços que têm maior índice de fidelidade são aqueles em que as empresas detêm exclusividade no fornecimento, como energia elétrica, gás e água potável.

Estes setores que possuem índices, respectivamente, de 60, 58 e 56 pontos, sendo que a variação vai de 0 a 100 pontos. Segundo o estudo isso ocorre apesar de uma grande diferença nos níveis de satisfação com esses serviços. Enquanto os setores de energia elétrica e água apresentam níveis medianos de satisfação, 74 e 75 pontos, o setor de gás apresentou o melhor Índice de Satisfação entre todos os 16 setores estudados, com 84 pontos.

Por outro lado, os setores de supermercados, shopping centers e cartão de crédito de lojas, que recebem boas avaliações com respeito à satisfação de seus serviços, apresentam baixos índices de lealdade dos clientes. Para se ter uma ideia, nestes setores a relação pode ser medida com a seguinte pontuação: 43 lealdade e 75 satisfação em supermercados, 31 lealdade e 76 satisfação com shopping centers e 41 lealdade e 77 satisfação com cartões.

Podemos ressaltar o índice de lealdade aos shoppings centers, que é o menor dos setores estudados. Ele lidera o ranking de facilidade de mudança por parte do cliente, com 71 pontos; seguido por cartões de crédito de lojas (67); e bancos (66), que empatam com seguro de automóvel.

A satisfação com o seguro de automóvel (82 pontos) só fica atrás do gás residencial, com 84 pontos. Assim, se por um lado o ser humano é um tanto avesso às mudanças, por outro lado está sempre buscando o novo.

No sentido inverso, os clientes de telefonia fixa residencial não apresentam os piores níveis de lealdade apesar de seus baixíssimos níveis de satisfação geral com os serviços prestados por seus fornecedores. A relação foi verificada em 46 pontos lealdade e 61 satisfação. Quando questionado sobre a facilidade de mudança de fornecedor, o telefone fixo ficou com uma das menores pontuações, 51, perdendo somente para a TV por assinatura (45 pontos), o que evidencia que a portabilidade ainda não está sendo utilizada plenamente pelos clientes.

O estudo mostra, assim, que a relação entre satisfação e fidelidade/lealdade não é uma equação direta, e que muitos fatores podem afetar a fidelidade dos clientes. Além dos fatores internos do fornecedor, a fidelidade dos clientes depende da natureza da categoria, das barreiras à mudança (variável de acordo com o perfil dos clientes) e da oferta de fornecedores no mercado.

CNDL ameaça entrar com ação contra a Redecard e VisaNet


28/07/2009



As empresas Redecard e VisaNet estão sendo ameaçadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em ação judicial, pela acusação de formação de cartel e abuso de poder econômico.

De acordo com a instituição, não existe uma concorrência entre as duas empresas que concentram o setor de cartões de crédito no Brasil. A CNDL também defende que a Câmara dos Deputados aprove a emenda incluída na medida provisória 460, que autoriza as empresas a cobrar menos dos consumidores que pagarem com dinheiro. Com uma previsão de descontos de 5% a 10% em compras pagas à vista.

A Secretaria de Direito Econômico aceitou na última semana a denúncia da Associação Brasileira de Internet e abriu processo contra a Redecard. A associação diz que empresa impôs contrato abusivo. A CNDL afirma que a decisão da SDE pode embasar a ação judicial que pretende mover.

Redecard lucra R$ 343,3 milhões no 2º trimestre


Redecard lucra R$ 343,3 milhões no 2º trimestre
24/07/2009

A Redecard registrou lucro de R$ 343,3 milhões no segundo trimestre deste ano, valor 34,1% superior aos R$ 256,0 milhões do mesmo período do ano passado. Este resultado é uma combinação do crescimento da receita do comportamento favorável dos Custos Totais dos Serviços Prestados e das Despesas Operacionais, que, somados, cresceram apenas 5,7% no período.

A receita totalizou R$ 740,3 milhões, representando um crescimento de 23,2% sobre o mesmo trimestre do ano anterior, quando o montante chegou a R$ 601,1 milhões. A Redecard capturou R$ 34,9 bilhões em transações com cartões de crédito e débito no período, representando um crescimento de 18,2% sobre o registrado no mesmo período de 2008.

O volume financeiro com cartões de crédito atingiu R$ 23,5 milhões, aumento de 18,4% se comparado aos R$ 18,8 mihões do mesmo período do ano passado. Já os cartões de débito somaram R$ 11,4 milhões, elevação de 17,8% se comparado aos R$ 9,6 milhões do segundo trimestre de 2008.

O Ebtida ajustado da Companhia somou R$ 533 milhões no segundo trimestre, tendo alta de 31,2% antes o mesmo período do ano passado, quando o montante chegou à R$ 406,3 milhões.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Governo analisa regras para cartão de crédito

Está marcado para sair em setembro o marco regulatório em estudo por uma equipe econômica do governo e do Ministério da Justiça, que visa regulação do mercado de cartões de crédito no Brasil, estimulando a redução das tarifas cobradas pelas administradoras de cartão de crédito tanto para o lojista como para o consumidor final, segundo uma fonte do governo.

Não há a intenção por parte do governo de tabelar as tarifas cobradas pelos cartões de crédito, mas de fixar regras claras para cobrança, prazos de pagamento a lojistas e relação entre as bandeiras e os bancos.

A expectativa do governo é de estimular o setor a uma autorregulação e fixação de preços menores, com menores taxas de lucro e inserção maior de concorrência. Hoje, o setor de cartões de crédito está nas mãos apenas da Visanet e a Redecard (Mastercard).

O Banco Central os ministérios da Fazenda e da Justiça apontaram durate audiência pública a necessidade de medidas legais a serem encaminhadas à apreciação do Congresso Nacional.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Gol faz parceria com Bradesco e BB para cartão de crédito Smiles


A empresa aérea Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou em 30/06/2009 que firmou parceria com o Bradesco e com o Banco do Brasil para emissão de cartões de crédito do seu programa de milhagem "Smiles". A empresa receberá, inicialmente, R$ 252 bi em milhas do programa "Smiles" e em contrapartida oferece aos bancos o acesso ao seus cadastro de clientes.

Segundo Constantino Júnior, presidente da empresa aérea, o novo cartão será um ativo estratégico para a Gol, sendo mais do que um programa de fidelidade.

As estimativas da Gol apontam para um mercado estimado em R$ 1,2 bilhão em programas de fidelidade.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tecnologia mobile payment do Banrisul é premiada


Usar celular já não é mais uma novidade, porém para se consolidar em um mercado cada vez mais competitivo é preciso inovar. Essa foi a iniciativa do Banrisul que em dezembro passado lançou seu segundo serviço de mobile payment, o que gerou reconhecimento e a conquista do prêmio e-finance 2009, da Editora Executivos Financeiros, na categoria “Novas Tecnologias”.

O serviço é chamado de “Banricompras Celular”, está em fase piloto na capital de Porto Alegre. Atualmente é disponibilizado para todos os seus correntistas assinantes da operadora Vivo, mas o serviço será expandido até 2010 para os usuários do Estado.
O projeto tem como foco não apenas o lojista, mas também profissionais que trabalham com venda direta, ambulantes, taxistas, serviços de delivery e outros.

A partir da primeira experiência do banco com m-payment o “Banrisul Celular”, a instituição conseguiu aprimorar. Antes a aplicação se restringia ao mobile banking, e o aplicativo era instalado no celular do comprador.“Com base na primeira experiência, desenvolvemos o Banricompras Celular concentrando a operação no lojista, de forma semelhante ao POS (Point of Sale)”, explica Carlos Malafaia, superintendente executivo da Unidade de Canais Eletrônicos do Banrisul

A nova solução se comunica com o celular do vendedor pelo sistema Bluetooth, que passa o cartão do consumidor. O vendedor ainda completa a operação com informações adicionais, como valor da compra e forma de pagamento. Em seguida, basta confirmar a operação e, quando o banco emite a autorização, o celular avisa o equipamento para emitir o comprovante da transação.

No piloto em Porto Alegre, 40 taxistas, uma rede de pizzarias e uma rede de farmácias estão recebendo pagamento de forma eletrônica através do Banricompras Celular, realizando aproximadamente 150 transações por dia. “Nossa meta é ter 10 mil credenciados, com uma média de 200 transações por mês”, revela Malafaia.
Mais informações na edição 210 da Revista Executivos Financeiros, cobertura especial do prêmio e-finance 2009.

Fonte: http://www.executivosfinanceiros.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

VisaNet é a 14ª maior empresa do país por valor de mercado


30/06/2009

Em sua estréia, a VisaNet entrou para a lista das maiores empresas negociadas
na bolsa paulista. Segundo levantamento da consultoria Economatica, a empresa
de meios de pagamento encerrou o dia com valor de mercado de R$ 22,887 bilhões,
ocupando assim a 14ª colocação e posicionando-se entre as maiores.
A VisaNet realizou, na segunda-feira (29/06) a maior oferta de ações da história
da Bovespa. Com vendas de R$ 8,39 bilhões, o volume bateu o recorde anterior.
A oferta também interrompeu um período de um ano sem aberturas de capital na
bolsa brasileira.
O último IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), havia sido exatamente
da OGX, a mesma que retinha o recorde de ofertas de ações anterior à VisaNet.
Não satisfeita, a VisaNet ainda movimentou R$ 1,482 bilhão na Bovespa,
segundo a Economatica.
Foi a sexta empresa com maior volume de ações negociadas no dia na América