quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Inadimplência com cheques cresce 9,4% em julho



19/08/2009

O volume de cheques devolvidos por mil compensados cresceu 9,4% em julho de 2009, na comparação com junho, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No mês passado, foram devolvidos 22,1 cheques a cada mil compensados, e em junho, 20,2.

No período, houve 2,31 milhões de devoluções de cheques, e 104,52 milhões de compensações. Em junho, foram 2,14 milhões de cheques devolvidos, e 105,96 milhões de compensados.

De acordo com a Serasa, o aumento da inadimplência deve-se aos presentes para o Dia dos Namorados, financiados com cheque pré-datado, que tiveram o vencimento da 2ª parcela; às compras por causa do inverno mais rigoroso, aos maiores gastos nas férias em viagens domésticas, em detrimento aos destinos para o exterior com maior incidência de gripe suína, e ao maior número de dias úteis em julho (23), em relação a junho (21).

Na comparação anual, o aumento foi de 11%. No sétimo mês do ano passado, foram devolvidos 19,9 cheques por mil compensados, com um total de 2,36 milhões de devolvidos, e 118,49 milhões de compensados.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Governo prepara diagnóstico do setor

O Ministério da Fazenda, a pedido do presidente Lula, prepara um diagnóstico para saber por que os juros cobrados nas operações de cartões de crédito são bem mais altos que os outros empréstimos. O secretário de Acompanhamento Econômico (Seae), Antonio Henrique Silveira, antecipou que a resposta será conhecida no final de setembro, justamente quando o governo irá divulgar novas regras de regulamentação do setor.
Cresce a pressão governamental para que aconteça um "auto ajuste" no mercado de cartões.
É sabido por todos que atuam no mercado brasileiro de cartões que o governo deseja aumentar a competitividade do setor e reduzir a sua concentração. Estudo elaborado por técnicos do Banco Central do Brasil demonstram essa enorme concentração e as margens de lucro extremamente superiores a qualquer outro segmento ecônomico.
Vamos esperar para ver o que vem por aí. Este blog defende a competição em igualdade de condições para todos e a redução do gigantismo das bandeiras e das redes de adquirência.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SDE adota medida preventiva contra VisaNet


06/08/ 2009 21:47 BRT

BRASÍLIA (Reuters) - A Secretaria de Direito Econômico (SDE), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou nesta quinta-feira processo administrativo para investigar uma possível conduta anticompetitiva da VisaNet e da Visa International.
“O objeto do processo é a relação de exclusividade existente entre o Grupo Visa e a VisaNet do Brasil, que faz com que a VisaNet do Brasil seja a única credenciadora de estabelecimentos comerciais para aceitar cartões de pagamento Visa”, segundo nota no site do Ministério da Justiça.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a VisaNet afirmou que “apresentará oportunamente sua defesa e avaliará eventuais recursos, sempre em colaboração com as autoridades competentes para elucidação dos fatos suscitados, no sentido de evidenciar a improcedência das alegações”.
Há duas semanas, a SDE iniciou processo contra a Redecard, neste caso por indícios de imposição de “cláusulas comerciais abusivas” aos chamados “facilitadores”, agentes que operam no comércio eletrônico intermediando o pagamento de compras online sem necessidade de que os clientes repassem informações financeiras às lojas virtuais.
Na ocasião, a Redecard disse que tem mantido conversas com agentes do comércio eletrônico para “rever os termos dos contratos existentes” e iria colaborar com as autoridades para elucidação dos fatos.
No caso de VisaNet e Visa International, segundo a SDE, existem indicações de que a exclusividade da bandeira Visa causa efeitos altamente negativos para a sociedade, “reduzindo substancialmente as pressões competitivas que poderiam existir no setor”.
“Em vista da gravidade da conduta e do perigo de lesão irreparável ao mercado, a SDE adotou uma medida preventiva a fim de suspender os efeitos da exclusividade e permitir que empresas interessadas em serem credenciadoras Visa possam exercer essa atividade”, informou a SDE.
http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE57600K20090807