quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Volume de pagamentos com Visa cresce 23% no Brasil

Volume de pagamentos com Visa cresce 23% no Brasil no acumulado de 2010 até setembro

14/12/2010

Alta foi puxada pelos segmentos de alta renda

A Visa registrou um crescimento de 20,3% no volume total de pagamentos na região da América Latina e Caribe (LAC) no acumulado do ano até setembro, totalizando US$ 253 bilhões. Os destaques ficaram por conta de Brasil e México, as duas maiores economias da região, com crescimento nos volumes de pagamento de 23% e 14%, respectivamente, enquanto os outros países da região tiveram aumento geral em torno de 17%. Segundo comunicado, os aumentos podem ser creditados ao desempenho dos produtos destinados a consumidores de alta renda, especialmente nas linhas Visa Gold, Visa Signature, Visa Platinum e Visa Infinite.

"Estudamos o comportamento e as necessidades dos consumidores desse segmento, para melhorar constantemente os programas e facilitar o uso dos nossos produtos", afirma Eduardo Eraña, presidente da Visa América Latina e Caribe. Ele ressaltou novas medidas da empresa no atendimento a este público, como o lançamento no Brasil do Visa Infinite Experience, “que oferece eventos exclusivos com chefs reconhecidos e marcas líderes em seus mercados”, e o Visa Luxury Hotel, atrelado a redes hoteleiras de alto nível em todo o mundo.

Segundo comunicado da operadora, os serviços visam agregar valor e incluem benefícios de outras plataformas, como seguro de viagens, indenização por atraso de vôo ou de bagagem extraviada. Além disso, a empresa afirmou apostar no desenvolvimento da plataforma a partir de combinação de recompensas e benefícios relevantes, como o Visa Concierge, um assistente pessoal disponível 24 horas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pagamento mínimo da fatura sobe para 15% e chegará a 20%


Medida, válida a partir de junho de 2011, faz parte das novas regras para o setor de cartões de crédito determinadas pelo Banco Central

O usuário de cartão de crédito vai ter de desembolsar um pouco mais quando decidir realizar apenas o pagamento mínimo de sua fatura de cartão de crédito. A partir de junho de 2011, o percentual subirá para 15%. A exigência passará para 20% partir de 1º de dezembro do ano que vem. Atualmente, o consumidor pode arcar com somente 10% do total da fatura mensal, pagando juros sobre o restante.

As novas regras foram estabelecidas em portaria editada na última semana pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) – órgão composto pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda e pelo Banco Central – e determinam ainda que as administradoras devem notificar seus clientes sobre as mudanças a partir de 1º de março do próximo ano.

Entre as demais medidas, está a que determina que as empresas emissoras dos plásticos enviem aos clientes uma lista detalhada de valores e serviços relacionados ao cartão com antecedência de 45 dias do início da cobrança. Também deverão ser informados reajustes de alguma tarifa.

De acordo com o BC, as medidas foram tomadas para evitar o endividamento do consumidor, já que os juros cobrados no rotativo do meio de pagamento estão entre os mais caros da praça. Pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade) mostra que a taxa média do cartão está em 10,69% ao mês (238,30% ao ano) – o maior patamar verificado desde junho de 2000.

Também a partir do ano que vem, o setor só poderá cobrar cinco tipos de tarifas dos clientes de cartão de crédito. Atualmente, são cerca de 80 taxas distintas, segundo informou o BC. Os bancos só poderão cobrar taxas referentes à anuidade, emissão de 2ª via, saque em dinheiro na função crédito, pagamento de contas e avaliação do limite de crédito do cliente. A medida é valida a partir de 1º de junho de 2011 para cartões emitidos após esta data. Já para antigos, as regras passam a valer em 1º de junho de 2012.

Anuidade mais barata

As novas regras de padronização de tarifas e serviços de cartões também estabelecem que os bancos terão de oferecer ao consumidor um modelo de mais básico, com anuidade mais barata. Para garantir a anuidade menor, o cartão terá apenas função pagamento em locais credenciados. Os plásticos que oferecem mais serviços ou benefícios, como aqueles que incluem programas de milhagem, serão classificados como “diferenciados”.

A ProTeste (Associação de Consumidores) avalia que as medidas anunciadas pelo BC para os cartões de crédito “são insuficientes para resolver os problemas do setor”. Para a entidade, “é preciso uma regulamentação mais rígida do setor, especialmente no que se refere à cobrança de preços diferenciados para pagamento com cartão de crédito”.

Operação da PF contra clonagem de cartões de crédito cumpre mandados de busca em Pelotas.


09/12/2010

Serão cumpridos 11 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Sem Limites para desarticular organização criminosa especializada em clonagem de cartões de créditos e outras fraudes financeiras.
Serão cumpridos 11 mandados judiciais de prisão, 10 no Rio de Janeiro e um em São Paulo, e 20 mandados de busca e apreensão, sendo cinco em Pelotas, dois em São Paulo e 13 no Rio de Janeiro.
A operação teve início em julho, com a prisão em flagrante de duas pessoas do Rio de Janeiro por descaminho, em barreira realizada pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Arroio Grande, no sul do Estado.
No decorrer das investigações, foi constatado o envolvimento de outras pessoas, também da cidade do Rio de Janeiro, que seriam as responsáveis pela aquisição das mercadorias apreendidas e pela clonagem de cartões para o pagamento. Outros envolvidos, principalmente no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro também foram identificados.
Três pessoas já haviam sido presas, em setembro, ao desembarcar na rodoviária de Porto Alegre, vindos de Pelotas, na posse de cartões clonados e máquinas para fraudar cartões bancários.
O bando agia inserindo máquinas de cartões de créditos adulteradas (popularmente conhecidas como "chupa-cabras") no comércio estabelecido. Depois, a máquina é retirada para obter os dados dos clientes. De posse desses dados, são confeccionados os cartões de créditos para consumo no comércio nacional e internacional, além de saques em dinheiro no exterior.
ZERO HORA

PayPal e Vivo vão oferecer pagamento por celular


08/12/2010

São Paulo - A PayPal, empresa de pagamentos via internet que pertence ao eBay, fechou um acordo com a Vivo, maior operadora de celular do Brasil, para permitir transferências de valores pelo telefone móvel. Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2011, o serviço funcionará com qualquer tipo de aparelho, pois terá como base mensagens de texto.

“A tecnologia está sendo desenvolvida a quatro mãos”, disse Mario Mello, presidente da PayPal no Brasil. A empresa não tem acordos semelhantes com outras operadoras móveis no mundo. Atualmente, para usar o PayPal via celular, é necessário um smartphone. A companhia tem aplicativos para iPhone e BlackBerry e lançará em breve uma versão para Android, o sistema operacional de telefonia móvel do Google.

“A maioria dos clientes já usa o SMS (mensagens de texto), então a barreira de entrada é bem baixa”, afirmou Hugo Janeba, vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo. Para fazer pagamentos pelo PayPal é necessário abrir uma conta e relacioná-la a um cartão de crédito. Os clientes da Vivo poderão abrir essa conta pelo próprio celular, usando mensagens de texto, sem ter a necessidade de um computador.

O PayPal pode ser usado para pagamentos de lojas e prestadores de serviço e até para a transferência de dinheiro entre pessoas físicas. Quem tem uma conta do PayPal consegue receber dinheiro de terceiros, transferindo depois os recursos para uma conta corrente. As contas criadas pelos celulares da Vivo poderão ser usadas para pagar e receber dinheiro de outras contas do PayPal. “O sistema é interoperável”, disse Mello. Também será possível utilizar uma conta já existente do PayPal no celular da Vivo. As empresas estão trabalhando no sistema há cerca de quatro meses. “Um dos primeiros serviços disponíveis será a recarga do pré-pago”, afirmou Janeba. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
AE
Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MasterCard e Vivo lançam pagamento via celular



30/11/2010

São Paulo - A MasterCard, o Banco Itaú, a operadora de telefonia Vivo e a credenciadora de lojistas Redecard anunciaram hoje o lançamento de uma plataforma que permite pagamentos com o celular. O sistema foi desenvolvido no exterior pela MasterCard e o Brasil será o primeiro país do mundo a usar a plataforma, afirma o presidente da MasterCard, Gilberto Caldart.

A cidade de São José dos Campos (SP) foi escolhida para o início das operações, previsto para janeiro. O Itaú e a Vivo vão convidar 30 mil clientes do município para usar o produto. A Redecard está preparando mil lojistas locais, que vão receber um celular já com a nova tecnologia, segundo o diretor executivo de marketing e produtos da empresa, Alessandro Raposo.

Para o consumidor, a Vivo vai enviar um chip novo, que transforma o celular em cartão de crédito. O Itaú vai habilitar o número do cartão dentro desse chip. Com isso, a transação pode ser feita. Segundo Caldart, a novidade dessa plataforma é que o cliente é que começa a transação, por isso é uma forma de pagamento indicada para entregas em domicílio, táxis, distribuidores e vendedores porta a porta.

Para fazer o pagamento, o cliente abre o aplicativo no celular e cria uma senha especifica. Quando fizer uma compra, abre esse aplicativo, digita o código do comércio, o valor do pagamento, a senha do cartão e escolhe se vai pagar via crédito ou débito. No mesmo momento, o lojista recebe a confirmação do pagamento em seu celular, via mensagem de texto, segundo o vice presidente de marketing da Vivo, Hugo Janeba.

A cidade de São José dos Campos foi escolhida para o início das operações, segundo Caldart, porque é um centro tecnológico, tem população jovem e universidades de ponta. Em um segundo momento, o produto será levado para outros municípios. A tecnologia criada é aberta e pode ser usada por outras operadoras de telefonia, em todos os tipos de celulares e qualquer banco pode participar, diz o executivo. Além de pagamentos, também é possível fazer recarga de celular pelo próprio aparelho.

Na fase inicial, não haverá custos para os clientes que aderirem. Mas a ideia é que esse tipo de operação seja cobrada dos usuários, desde o novo chip até uma taxa por transação. "Vamos ver nessa primeira fase quanto o consumidor vai querer pagar por esse serviço", diz o diretor da área de cartões do Itaú, Fernando Teles.

As quatro empresas começaram as conversas para lançar o produto há dois anos. O anuncio feito hoje segue estratégia da Cielo, que se juntou à operadora Oi em setembro, para criarem uma empresa de pagamentos via celular.

Altamiro Silva Júnior
Fonte: Agência Estado

BC estabelece valor mínimo para financiamento da fatura


25/11/2010
Valor não poderá ser menor que 15% do total

O Banco Central (BC) estabeleceu, por meio de Circular editada, que o valor mínimo para pagamento mensal da fatura de cartão de crédito não poderá ser inferior a 15% do saldo total da fatura. A nova medida deve ser adotada a partir de junho do ano que vem e, posteriormente, em dezembro de 2011, o valor mínimo não poderá ser inferior a 20% do valor total.

As instituições devem divulgar esse novo cronograma de pagamentos mínimos aos seus clientes a partir de 1º de março de do próximo ano. Além disso, foram estabelecidas regras para a remessa de informações relativas a tarifas ao BC.

Entre elas a que estipula o encaminhamento da relação dos serviços prioritários relacionados a cartão de crédito e respectivos valores com observância do prazo de 45 dias antes do início da cobrança, nos casos de majoração do valor e de início de cobrança de nova tarifa. O atual prazo de trinta dias fica mantido para os demais serviços.

Em nota, a Associação Brasileira de Cartões de Crédito e serviços (Abecs) reforçou que “o processo de regulação e autorregulação do setor é um passo importante” no sentido de aperfeiçoar o mercado. A instituição se mostrou disposta a colaborar com a definição e implementação das novas medidas.

Banco do Brasil lança Ourocard Visa TravelMoney

24/11/2010

O Banco do Brasil passará a emitir o Ourocard Visa TravelMoney, cartão pré-pago de viagem para pagar despesas em viagens ao exterior. O cartão permite que o viajante faça uma pré-carga em dólar ou euro e utilize-o em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo.

O novo cartão será lançado na segunda, dia 29, para os mais de 33 milhões de correntistas do Banco do Brasil e a expectativa do banco é vender 200 mil unidades por ano.

Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente de novos negócios e varejo do BB, esclarece que a operação é semelhante à realizada com cartão de crédito e débito. Segundo ele, inicialmente o produto estará disponível para correntistas do BB, mas que logo também poderá ser contratado por não correntistas.

De acordo com a Boanerges & Cia Consultoria em Varejo Financeiro, em 2009 o segmento de pré-pagos no Brasil movimentou R$ 77 bilhões, sendo R$ 32 bilhões em telefonia. A projeção da consultoria é que o segmento atinja o faturamento de R$ 369 bilhões em 2020.

Segurança e Conveniência

Para Percival Jatobá, diretor executivo de produtos da Visa do Brasil, o Visa TravelMoney é um produto inovador, uma vez que vem substituir os pagamentos com dinheiro em espécie e travelers checks devido à sua segurança, conveniência e controle financeiro que proporciona aos viajantes.

Para adquirir o Ourocard Visa TravelMoney, basta ser correntista do Banco do Brasil e dirigir-se a uma das agências BB habilitadas a operar com câmbio manual, que estão localizadas em lugares de maior demanda pela compra de moeda estrangeira, como em aeroportos internacionais.
Atualizado às 17:40 hs