segunda-feira, 6 de julho de 2009

Tecnologia mobile payment do Banrisul é premiada


Usar celular já não é mais uma novidade, porém para se consolidar em um mercado cada vez mais competitivo é preciso inovar. Essa foi a iniciativa do Banrisul que em dezembro passado lançou seu segundo serviço de mobile payment, o que gerou reconhecimento e a conquista do prêmio e-finance 2009, da Editora Executivos Financeiros, na categoria “Novas Tecnologias”.

O serviço é chamado de “Banricompras Celular”, está em fase piloto na capital de Porto Alegre. Atualmente é disponibilizado para todos os seus correntistas assinantes da operadora Vivo, mas o serviço será expandido até 2010 para os usuários do Estado.
O projeto tem como foco não apenas o lojista, mas também profissionais que trabalham com venda direta, ambulantes, taxistas, serviços de delivery e outros.

A partir da primeira experiência do banco com m-payment o “Banrisul Celular”, a instituição conseguiu aprimorar. Antes a aplicação se restringia ao mobile banking, e o aplicativo era instalado no celular do comprador.“Com base na primeira experiência, desenvolvemos o Banricompras Celular concentrando a operação no lojista, de forma semelhante ao POS (Point of Sale)”, explica Carlos Malafaia, superintendente executivo da Unidade de Canais Eletrônicos do Banrisul

A nova solução se comunica com o celular do vendedor pelo sistema Bluetooth, que passa o cartão do consumidor. O vendedor ainda completa a operação com informações adicionais, como valor da compra e forma de pagamento. Em seguida, basta confirmar a operação e, quando o banco emite a autorização, o celular avisa o equipamento para emitir o comprovante da transação.

No piloto em Porto Alegre, 40 taxistas, uma rede de pizzarias e uma rede de farmácias estão recebendo pagamento de forma eletrônica através do Banricompras Celular, realizando aproximadamente 150 transações por dia. “Nossa meta é ter 10 mil credenciados, com uma média de 200 transações por mês”, revela Malafaia.
Mais informações na edição 210 da Revista Executivos Financeiros, cobertura especial do prêmio e-finance 2009.

Fonte: http://www.executivosfinanceiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário